Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

sábado, 15 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - DESDE 1992, UMA MINICOPA

Caros leitores e leitoras. Hoje se inicia a Copa das Confederações, fiz algumas considerações sobre o torneio disputado desde 1992 à 2009.

1992-Copa Rei Fahd

Polêmica competição, aonde muitos jornalistas desconsideram que faça parte da história da Copa das Confederações. Competição só contou com a participação de 4 seleções: Argentina(campeã da Copa América de 1991), Estados Unidos(campeão da Copa Ouro de 1991), Costa do Marfim(Copa das Nações Africanas de 1992) e Arábia Saudita(país sede da competição e campeã da Copa Ásia de 1998).
A competição disputada na Arábia Saudita, foi vencida pela favorita Argentina, do treinador Alfio Basile, e que contava com um time jovem mesclado por alguns jogadores experientes. Exemplo a dupla de ataque: Caniggia e Batistuta. Na decisão, a Argentina derrotou os donos da casa, por 3-1. Gols de Rodríguez, Cannigia e Simeone. Descontando para Arábia Saudita, Al-Owairan, o mesmo que fez aquele golaço de placa,  na Copa do Mundo de 1994, contra a Bélgica.



1995-Copa Rei Fahd II


Disputada em janeiro de 1995, a competição ganhava mais 2 seleções participantes, em relação a última. A Arábia Saudita(país-sede), Dinamarca(campeã da Eurocopa 1992), Japão(campeão da Copa Ásia de 1992), Argentina(campeã da Copa América de 1993), Nigéria(campeã da Copa das Nações Africanas de 1994), México(campeão da Copa Ouro de 1993). Disputada em dois grupos de 3 equipes(A: Dinamarca, México e Arábia Saudita), (B: Argentina, Nigéria e Japão). Dinamarca e Argentina foram os campeões de seus respectivos grupos, fazendo a final da competição. Vencida pelos europeus, por 2-0, gols de Laudrup e Rasmussen. 



1997-Copa das Confederações e com a polêmica "máquina zero".


Em 1997, a Fifa tomava posse da organização do torneio. Era a 1ª vez que a seleção brasileira participava, pelo fato de ter ganho a Copa do Mundo de 1994. Ela seguia sendo disputada na Arábia Saudita, e com algumas polêmicas, antes mesmo da bola rolar. A começar pela desistência da Alemanha, campeã da Eurocopa 1996. Que no seu lugar iria a República Tcheca, vice campeã da Euro.
A competição de 1999, foi disputada pela 1ª vez fora da Arábia Saudita. O país-sede dessa vez seria o México, que também havia vencido a Copa Ouro de 1998, dando uma vaga para o Estados Unidos, vice-campeão do torneio continental.


Outra, era polêmica da "máquina zero". Jogadores da seleção brasileira, resolveram raspar a cabeça, em motivos que até hoje, não se sabe a verdadeira explicação.
Além desses países citados acima, a competição tinha presença do Uruguai(campeão da Copa América de 1995), México(campeão da Copa Ouro de 1996), Austrália(campeã da Copa das Nações da Oceania de 1996), África do Sul(campeã da Copa das Nações Africanas de 1996), Arábia Saudita(campeã da Copa da Ásia de 1996, e país-sede) Emirados Árabes(vice-campeão da Copa da Ásia de 1996).
Torneio marcado pela dupla Romário e Ronaldo, no ataque do Brasil. Os dois juntos marcaram 11 gols, dos 14 marcados pela seleção. Brasil jogou no grupo A, vencendo Arábia Saudita(3-0) e México(3-2), empatando contra o Austrália(0-0). Vencia nas semifinais a República Theca(2-0), e enfrentando novamente a seleção australiana, na decisão. Um verdadeira surra(6-0), 3 gols de Ronaldo, e 3 gols de Romário. Coroando aquele ano, em que o Brasil já havia ganhado a Copa América. Denílson, uma grande revelação do São Paulo, foi eleito o melhor jogador da competição.



1999-O surgimento de um craque.


A competição de 1999, foi disputada pela 1ª vez fora da Arábia Saudita. O país-sede dessa vez seria o México, que também havia vencido a Copa Ouro de 1998, dando uma vaga para o Estados Unidos, vice-campeão do torneio continental.
A França, campeã da Copa do Mundo de 1998, desistiu da competição. Sendo assim o Brasil, campeão da Copa América de 1997, ocupou sua vaga, por ter sido o vice-campeão mundial. Cedendo a vaga pelo continente, para a Bolívia, que havia ter sido vice-campeã contra o Brasil.

As demais seleções participantes foram Alemanha(campeã da Eurocopa 1996), Arábia Saudita(campeã da Copa Ásia de 1996), Nova Zelândia(campeã da Copa das Nações da Oceania de 1998), e o Egito(campeão da Copa das Nações Africanas de 1998).
Brasil estrearia contra os alemães, em uma goleada, destaque(4-0) para o meia Alex com 2 gols, em um deles, na comemoração recebeu uma garrafinha de água de um vendedor ambulante do estádio Jalisco. Venceria ainda o Estados Unidos(1-0) e Nova Zelândia(2-0). Passaria fácil pela Arábia Saudita, nas semi-finais(8-2), um show do Ronaldinho Gaúcho, que seria uma espécie de "batismo" em competições pela amarelinha, aonde ele era o grande destaque do torneio. 
Chegando na final, o grandioso e glorioso Azteca, mesmo palco do tri campeonato mundial, em 1970. O adversário seria a seleção dona de casa, o México tinha um bom time, formado pelo treinador Manuel Lapuente. Blanco era o grande destaque do time, e foi ele quem acabou com aquele jogo. Aliás, foi um grande jogo, vencido pelos mexicanos(4-3). Ronaldinho Gaúcho foi eleito, o melhor jogador da competição. Anos mais tardes, ele seria eleito 2 vezes, o melhor do mundo.




2001-A pífia era Leão.

Após o fracasso de Vanderley Luxembugo, nas Olímpiadas de Sidney. A seleção brasileira, passou por uma reformulação drástica. O escolhido para fazer essa reformulação, era o treinador Emerson Leão. Ele assumia o cargo no final do ano 2000, e iniciava o ano seguinte com enormes dificuldades no comando. Era fritado por grande parte da mídia, por convocar jogadores sem grandes destaques com a camisa amarelinha. Leomar, um volante que atuava no Sport Recife, era o marco desse time. Que ainda contava com alguns jogadores como Mineiro e Washigton, ambos da Ponte Preta.Ewerthon(Corinthians), Magno Alves(Fluminense). Porém em meio a este tumulto. O Brasil disputaria a Copa das Confederações, disputada no Japão e Coréia do Sul, países que sediariam o Mundial, no ano seguinte. Competição, que teria a França, atual campeã mundial e campeã da Eurocopa 2000. Coréia do Sul(país-sede), Japão(país-sede e campeão da Copa da Ásia de 2000), Brasil(campeão da Copa América 1999), México(campeão da Copa das Confederações de 1999), Camarões(campeão da Copa das Nações Africanas de 2000), Canadá(campeão da Copa Ouro de 2000), Austrália(campeão da Copa das Nações da Oceania 2000).
A seleção brasileira fez uma campanha muito ruim, vencendo somente Camarões(2-0) gols de Washigton e Carlos Miguel. Depois empataria sem gols com Canadá e Japão, se classificando em 2º de sua chave. Resultado que obrigou a seleção a enfrentar a França, na qual fomos derrotas nas semi-finais(2-1). Na decisão pelo 3º lugar, o Brasil foi derrotado pela Austrália(1-0). Resultado este, que acabou causando a demissão do treinador Leão, sendo substituído pelo Felipão, o resto vocês já sabem.

A França venceria o Japão, na decisão, por 1-0, gol de Vieira. Robert Pirès, foi eleito o melhor jogador.


2003-Luto por Foé.

A competição de 2003, seria disputada na França. Ao contrário da anterior, a seleção brasileira chegaria com moral, devido a conquista do penta no Mundial de 2002. Felipão havia deixado, para assumir Portugal. Agora o comando do escrete canarinho, era com um bem conhecido de todos: Carlos Alberto Parreira, o treinador do tetra em 1994.

As demais seleções participantes era a França(país-sede e campeã da Eurocopa de 2000), Camarões(campeão da Copa das Nações Africanas de 2002), Colômbia(campeã da Copa América de 2001), Estados Unidos(campeão da Copa Ouro de 2002), Japão(campeão da Copa Ásia de 2000), Nova Zelândia(campeã da Copa das Nações da Oceania), e A Turquia(3ª colocada da Copa do Mundo de 2002) disputaria a vaga, porque a seleção da Alemanha(vice-campeã) se recusou a disputar. O mesmo fez a Itália(vice-campeã da Eurocopa de 2000).
O favoritismo da seleção brasileira, não se confirmou. A estréia foi com derrota para Camarões(0-1), seguida por uma vitória contra os Estados Unidos(1-0), e encerrando a participação em um empate contra a Turquia(2-2) resultado que seria insuficiente para passar para próxima fase. 
Essa edição ficou marcada por um fato de enorme tristeza. Na partida da semi-finais, Camarões 1-0 Colômbia, Marc-Vivien Foé teve uma parada cardíaca, tentou ser reanimado, foi levado para um hospital de Lyon, não resistiu e faleceu. Uma frase ficou marcada, dita por ele no intervalo de jogo:"Garotos, mesmo se for preciso morrer no gramado, nós temos que vencer esta semi-final". Minutos depois, ele cairia no gramado.
Após a notícia de seu falecimento, várias homenagens foram feitas. Inclusive na final. A França venceria a competição derrotando a seleção camaronesa, 1-0, gol de Henry. Na hora de levantar o troféu, Desaily e Song(capitães de suas respectivas seleções) levantariam a taça de forma conjunta, não havia clima para festa. 






2005-Um show de um Imperador.

Anos antes aquela edição foi definida, que a competição seria de 4 em 4 anos, e serviria de teste para a Copa do Mundo, do ano seguinte. Em 2005, o país seria a Alemanha.
A seleção brasileira desembarcava em solo germânico, novamente como favorita. Com jogadores renomados e  bem mais experientes. 
Além da Alemanha(país-sede) e do Brasil(campeão da Copa do Mundo de 2002 e da Copa América de 2004), os demais países participantes era a Austrália(campeã da Copa das Nações da Oceania de 2004), Tunísia(campeã da Copa Africana de Nações de 2004), México(campeão da Copa Ouro de 2003), Japão(campeão da Copa Ásia de 2004), Grécia(campeã da Eurocopa de 2004), e Argentina, que entrava como vice-campeã da Copa América de 2004.
Brasil e Argentina entravam na competição, como as maiores favoritas, a Alemanha do treinador Jürgen Klinsmann, iniciava uma reconstrução, devido ao fracasso da Eurocopa, no ano anterior. A seleção brasileira tinha o famoso "Quarteto Fantástico", formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Adriano. Os argentinos tinha os talentosos Riquelme, Sorín, Cambiasso, Zanetti, e o goleador Lucho Figueroa.
Mas o favoritismo da seleção, na primeira fase não ficou comprovado. Estréia fácil contra a seleção da Grécia(3-0), mas em seguida perderia para o México(0-1), e empataria com o Japão(2-2), se classificando em 2º do grupo. Na outra chave, Alemanha e Argentina fazia campanhas semelhantes, definindo a 1º posição para os alemães, pelo fato de terem melhor saldo de gols. Sendo assim, enfrentaria o Brasil, em um belo jogo na cidade de Nuremberg, vitória apertada por (3-2). 
Na final o Brasil enfrentaria a Argentina, que havia eliminado o México, nos pênaltis. O jogo teriam tudo para ser uma partida equilibrada, porém não foi. Adriano, o Imperador de Milão, acabaria com o jogo. Ele marcaria 2 gols da goleada de 4-1, Kaká e Ronaldinho Gaúcho marcariam os outros 2. Aimar descontaria para Argentina. Aquela partida acabou coroando o favoritismo da seleção, e elevando a auto-estima do time para a Copa do Mundo, do ano seguinte. Adriano, com totais méritos, foi eleito o melhor jogador do torneio. Contou muito o que o Imperador, fez na decisão.

2009-O time de Dunga e o prenúncio das vuvuzelas.


Pela 1ª vez na história, o continente africano receberia uma competição organizada pela Fifa. O país-sede seria a África do Sul, pois seria também o anfitrião no Mundial de 2010. O Brasil entraria na competição, pelo fato de ter sido, campeão da Copa América de 2007. As demais seleções seriam: Itália(campeã da Copa do Mundo de 2006), Espanha(campeã da Eurocopa 2008), Estados Unidos(campeão da Copa Ouro de 2007), Iraque(campeão da Copa da Ásia de 2007), Egito(campeão da Copa Africana de Nações de 2008), e a Nova Zelândia(campeã da Copa das Nações da Oceania de 2008). 

Com a Itália, vivendo um momento ruim, as favoritas do torneio, era a geração poderosa da Espanha, que contava com alguns jogadores do Barcelona(que ganhara recentemente a Champions League) e o Brasil, time consistente formado pelo questionado treinador Dunga. 
A seleção brasileira sofreria na estréia derrotando o Egito(4-3), mas depois venceria e bem as equipes dos Estados Unidos e Itália, ambas pelo placar de 3-0. Nas semi-finais, enfrentaria os donos da casa, treinados pelo brasileiro Joel Santana, resultado foi um magro 1-0, gol do lateral Daniel Alves, no final da partida.
Já era esperada, uma final contra a Espanha, desde o início do torneio. Mas isso não aconteceria, pela zebra americana, que derrotaria os espanhóis, por 2-0. 
E quase que o bom time dos Estados Unidos aprontam novamente, na decisão contra o Brasil. Vencia por 2-0, até o intervalo. No 2º tempo, Luís Fabiano fez dois gols, e o Lúcio, minutos antes do final do jogo, virariam a partida. O Brasil conquistava pela 3ª vez o torneio, se coroando como o maior campeão. 
Um fato curioso e motivo de muitas queixas, foi o barulho ensurdecedor, feito por um instrumento vocal por nome de vuvuzela, descoberto pelos brasileiros, naquela competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário